quinta-feira, 26 de junho de 2014

Vó Passó

Passó é um heterónimo de... mim (Preciosa)
                                                 Histórias Vividas
                                                 Vó Passó
P... prestável
R...renascida
E... emotiva
C... carinhosa
I... inteligente
O... opala
S... sonhadora
A... amiga
:- Preciosa? Mas que nome tão comprido! A partir de hoje passas a chamar-te Passó.
Disse a minha amiga Beca a quem agradeço tudo o que sei de costura.
A moda pegou. Os amigos mais chegados assim me começaram a tratar.
Mas tinha um sabor especial na voz do meu irmão mais novo, que Deus levou, deixando-me muitas e boas recordações.
:- Passó estás bem?
:- Precisas de alguma coisa, Passó?
:- Passó, há por aí uma cervejita, aqui para o mano?
:- Eu sei que não fumas, Passó mas...
:-Passó, mais um anito? Estás a ficar velhota! Parabéns.
:- Feliz Natal, Passó, e que o Ano Novo nos traga mais felicidade.
Poucas pessoas hoje em dia me tratam assim...
É incrível como conseguimos guardar tantas memórias!
Éramos todos pequenos, sentados em volta do lume, ele, o mais novito sentindo sede, começou numa ponta, delicadamente...
:- Ó Génho dá-me auga. (água) O Eugénio nada.
:- Ó Fonando dá-me auga. O Fernando não se manifestou.
:- Ó Pexósa dá-me auga. A Preciosa moita carrasco.
Danado, levantou-se e com as mãos na cintura, no alto do seu tamanho (2 ou 3 anos)...
 :- Ó muninos (meninos) vocês não vêm que quelo (quero) auga?
Com o passar do tempo, tudo se renova e é com redobrada emoção que ouço o meu neto...
:- Vó Passó anda...
:- Chau Vó Passó...
É só Vó Passó para aqui, Vó Passó para acolá!
Obrigada, meus filhos, por o terem ensinado assim! Neste meus filhos também está o meu genro.
(Passó)
26-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário