quarta-feira, 9 de julho de 2014

Afectos Espontâneos

                                                         HISTÓRIAS DE VIDA
                                                         AFECTOS ESPONTÂNIOS...
"Há pessoas que entram por acaso em nossas vidas...
  Mas não é por acaso que têm o privilégio de lá permanecer."
  (William Shakespeare)
Assim aconteceu com a Pilar e a Constança, ambas portadoras de autismo.
A mãe da Pilar um dia perguntou-me se não me importava de lhe fazer epilação.
-Claro que não! Respondi eu...
A Pilar era uma menina (mulher) diferente, mas igual em muitas outras coisas próprias de mulheres...
Muito tímida, ao inicio, depressa se lhe soltou a língua!
-Tu é que és a Preciosa?
- Sou...
-Queres ser minha amiga?
-Quero...
-Não me vais magoar, pois não?
-Não...
A ansia de perguntar era tanta que mal me dava tempo para responder!
Ao fim de quatro horas, o trabalho que eu faria em pouco mais de trinta minutos, estava feito.
Continuamos a ser amigas do coração, como ela faz questão de dizer.
Com a Constança foi diferente.
Indo eu na minha caminhada oiço;
-Olá!
Estava sentada num banco junto com a avó.
-Olá, bom dia... respondi.
-Eu conheço-te...
A avó recomenda-lhe que não me trate por tu.
-Conheces-me? Como?
-Daqui...
De facto costumava ver um grupo, acompanhado, duma instituição dali perto.
-Tu eras mais gorda! Eu também quero emagrecer!
Volta a Constança a falar.
-Se tu queres tu consegues.
-Mas eu gosto muito de comer e a avó diz que sou preguiçosa... eu já andei um bocado mas fico cansada.
-Se andares um pouco todos os dias, começas a cansar-te menos. Eu amanhã venho outra vez! Queres vir também?
-Posso? Pergunta ela à avó!
E assim ganhei mais uma amiga!
(Passó)
09-07-2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário